Balneário Camboriú e Camboriú criam comissão para viabilizar implantação do Parque Inundável

Uma comissão, formada por gestores e técnicos das prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú, foi formada com o objetivo de avançar na busca por recursos e dar continuidade à implementação do Parque Inundável Multiuso da Bacia do Rio Camboriú. O projeto, considerado um marco para a macrodrenagem regional, visa a solução integrada de problemas hídricos que afetam ambos os municípios.

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (27), os prefeitos de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, e de Camboriú, Dr. Liba, discutiram as estratégias de captação de recursos e o planejamento para a execução do parque, que promete trazer uma série de benefícios em termos de infraestrutura e segurança hídrica. O projeto não apenas visa o controle das enchentes e a melhoria do abastecimento de água, como também tem um grande potencial para impulsionar o turismo e o lazer na região.

A proposta do Parque Inundável Multiuso é transformar uma área de risco em um espaço multifuncional, que poderá ser utilizado pela população para práticas esportivas, recreativas e culturais. Para tanto, o projeto contempla uma série de medidas técnicas e ambientais, além de beneficiar o entorno com a criação de novos espaços de convivência.

A equipe técnica da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa), responsável pela elaboração do projeto, já trabalha desde 2019 no desenvolvimento da iniciativa. O engenheiro sanitarista e ambiental da Emasa, Felippo Ferreira Brognoli, apresentou aos prefeitos e demais participantes os detalhes do projeto, incluindo os custos estimados, as licenças ambientais necessárias e as eventuais indenizações para a execução da obra.

A proposta do Parque Inundável é um passo importante na construção de um modelo de desenvolvimento urbano sustentável para as duas cidades, que juntas buscam soluções inovadoras para desafios históricos da região. A expectativa é que, com o apoio da comunidade e a parceria entre os governos municipal e estadual, o projeto saia do papel nos próximos anos, trazendo melhorias significativas à qualidade de vida local e à segurança hídrica da região.

Objetivo comum

Para a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, o Parque Inundável é um projeto essencial e que demanda a busca de recursos para ser concretizado. “Essa é uma obra de macrodrenagem necessária para proteger a Bacia do Rio Camboriú e, consequentemente, proteger os moradores das duas cidades dos alagamentos. Além disso, o parque será um importante equipamento para o desenvolvimento econômico, conforme prevê o projeto”, destacou.

O prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, reforçou a relevância da iniciativa. “Além de sua função essencial na contenção de cheias, o Parque Inundável impulsionará o turismo e a economia da região. Um projeto desse porte é inédito no país e precisamos aproveitar essa oportunidade para sua execução”, afirmou.

Busca por recursos do PAC

Com o projeto já elaborado, a próxima etapa será a readequação dos valores orçamentários. “Os custos foram estimados em 2019, e agora precisamos atualizá-los para que a prefeita e o prefeito possam protocolar a solicitação de recursos junto ao governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, explicou o diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni.

Em fevereiro, a prefeita Juliana Pavan apresentou o projeto em Brasília, durante uma reunião com o secretário da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Carneiro Monteiro Picciani. “Conseguimos demonstrar a relevância do parque para as duas cidades e sua interligação. O secretário sinalizou positivamente, e acreditamos que há boas chances de captação de recursos”, ressaltou a prefeita.

Criação de comissão intermunicipal

Durante a reunião, os prefeitos determinaram a formação de uma comissão intermunicipal para acelerar os trâmites necessários e garantir que o projeto seja protocolado em Brasília até o final de março. “Vamos intensificar os trabalhos para viabilizar esse projeto fundamental para Balneário Camboriú e Camboriú. Não podemos mais esperar os problemas acontecerem e apenas remediá-los. O momento de agir é agora”, concluiu a prefeita.