Vanessa Cavallazzi é a 1ª mulher a comandar o MPSC

A promotora Vanessa Cavallazzi foi nomeada, nesta quarta-feira (19), como a nova Procuradora-Geral de Justiça de Santa Catarina. A primeira mulher a assumir o cargo máximo do Ministério Público do Estado (MPSC)foi escolhida pelo governador Jorginho Mello (PL).

A posse para o biênio 2025-2027 acontece em abril. Vanessa, que atualmente é titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Joaquim, na Serra, disputou o cargo com o atual procurador, Fábio Trajano, ficando em segundo lugar na escolha entre os membros do MP

O resultado da votação, 261 contra 292 votos, foi encaminhado ao governador em 5 de março, que poderia optar por qualquer um dos nomes da lista tríplice, composta, neste caso, por dois concorrentes.

Após a escolha, Vanessa publicou nota celebrando o resultando e elencando as novas missões. “Tal desafio não é apenas pessoal, mas institucional e, acima de tudo, coletivo”, escreveu.

É o Procurador-Geral de Justiça quem investiga autoridades com prerrogativa de foro no Tribunal de Justiça relacionados a crimes praticados no cargo e em razão das funções: vice-governador, deputados estaduais, secretários de estado, prefeitos, juízes de direito e membros do Ministério Público.