Neste sábado (12), a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú promoveu mais uma edição do “Dia D” no município. Durante todo o dia, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficaram abertas para atender a comunidade, com diferentes serviços. Na oportunidade, mais de quatro mil atendimentos foram registrados. A próxima edição está prevista para 17 de maio.
Este foi o terceiro mês de Dia D e, de acordo com a Secretaria de Saúde, foi batido o recorde de atendimento representando quatro mil pessoas a menos nas UBSs, diminuindo o fluxo de pacientes e, consequentemente, o tempo de espera.
Na oportunidade, foram realizados testes rápidos, procedimentos em geral e consultas clínicas agendadas, além da verificação da pressão e glicemia e exame preventivo para as mulheres. Serviços odontológicos e consultas de fisioterapia também foram disponibilizados. O Laboratório Municipal ficou aberto durante a manhã, quando atendeu 34 pacientes, totalizando 521 exames.
A próxima edição do Dia D se rá em 17 de maio e outros serviços também estarão disponíveis como a solicitação de exames, cirurgias e consultas com especialistas.
Euzélia de Melo, 54 anos, moradora do Bairro Nova Esperança, foi uma das pessoas que aproveitou o Dia D para se cuidar. Ela foi até a UBS para realizar o preventivo. “Durante a semana, eu procurei a unidade para agendar o exame e consegui marcar para hoje. Fiquei muito feliz que consegui realizar o preventivo com tanta rapidez”, disse.
Imunização
Durante o Dia D, foram aplicadas 1.132 vacinas de diferentes tipos do calendário nacional de vacinação, além de 776 vacinas contra a influenza.
Uma destas pacientes é a Dejanira Alfaneo, de 73 anos, que faz parte do público-alvo da campanha contra a gripe. Ela não perdeu tempo e também aproveitou que a UBS do Bairro Nova Esperança estava aberta para se imunizar. “Eu tomo a vacina da gripe todos os anos, pois acho uma forma importante de prevenção. Assim que inicia a campanha, eu já venho me vacinar”, disse.
Campanha contra a gripe
A campanha nacional de vacinação contra a gripe iniciou na última segunda-feira (7) em todo o Brasil. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Balneário Camboriú. No momento, a vacina está destinada para crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir dos 60 anos e gestantes; além dos grupos prioritários (veja abaixo) definidos pelo Ministério da Saúde.
Público-alvo da campanha contra a gripe:
– Crianças de seis meses a menores de seis anos;
– Idosos a partir dos 60 anos;
– Gestantes;
– Grupos prioritários: trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Unidades com horário estendido (7h às 21h)
Além de realizar o Dia D mensalmente, desde fevereiro Balneário Camboriú mantém quatro unidades de saúde funcionando em horário estendido para atender a população. São elas:
UBS Central (atende Centro, Estados, Pioneiros, Praia dos Amores e Várzea do Ranchinho)
Rua 1500, nº 1100, Centro
UBS do Bairro das Nações (atende Nações e Ariribá)
Rua Ilhas Marshall, nº 145
UBS do Bairro Municípios (atende Municípios, Iate Clube e Vila Real)
Rua Alfredo Wagner, sem número
UBS do Bairro da Barra (atende Barra, Nova Esperança, São Judas, Jardim Bandeirantes, Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho)
Rua Eleotério Cipriano Pinheiro, sem número
Salas de vacinação com horário ampliado
Outra ação para atender a população que trabalha durante o dia, é o horário ampliado em duas salas de vacinação do município. Nos dias e horários abaixo, moradores de qualquer bairro podem se imunizar nas salas de vacinação abertas.
UBS Central
Toda segunda-feira, das 8h às 20h30
UBS do Bairro das Nações
Toda quarta-feira, das 8h às 20h30