Alunos da oficina de italiano da Terceira Idade viajarão para a Itália

No mês de maio, 12 alunos da oficina de língua italiana, ofertada pela Secretaria de Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú, farão uma viagem para a Itália. Os estudantes participarão de um encontro na cidade de Castelraimondo, onde fica a Scuola di Campus Magnolie, para aprofundar e aperfeiçoar seus estudos na língua italiana. A viagem é organizada pelo Circolo Trentino di Balneário Camboriú e acontece entre os dias 5 e 30 de maio e cada aluno custeará a própria viagem, segundo a secretaria.

Os idosos serão acompanhados pelo professor da oficina, Jair Carlos Marcolla. Já na Itália, eles participarão de encontros nos períodos matutino e vespertino. Nos momentos de aulas interativas, os alunos visitarão os principais pontos turísticos de 30 cidades italianas, conhecendo mais sobre a cultura local, gastronomia, cinema, música e história. Passeios de trem e barco, encontros em feiras tradicionais da Itália, e rodas de música e dança também estão previstos.

O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, ressaltou a importância da ação. “O idioma italiano é uma língua nobre, admirada por muitos e aplicada aqui na SPI. O grupo de idosos poderá conhecer a Itália, sua história, a arte e principalmente conhecer um povo magnífico. Os italianos fazem parte da nossa história, da nossa colonização” concluiu.

O professor reforçou o quanto a viagem contribuirá no aperfeiçoamento do idioma estudado. “Estou muito animado e contente em poder proporcionar esta experiência aos nossos alunos idosos. Teremos ótimas oportunidades de conhecer a cultura italiana e suas tradições, como por exemplo o Giro D’itália, que acontece uma vez por ano no país”, frisou.

Todos os idosos de Balneário Camboriú podem participar da oficina gratuita de italiano. As aulas são semanais, sempre nas quartas-feiras, das 15h30 às 17h. Para participar, não é necessário fazer inscrição, basta comparecer às aulas.