Urna eletrônica x voto impresso

Confesso que não queria entrar nesse assunto. Até porque sinceramente, ainda não tenho uma posição definida sobre ser a favor do voto impresso ou da urna eletrônica. Acho que ambas têm seus defeitos e qualidades e ambas podem ser fraudadas. Simples assim.

Tá feio para o presidente

Uma coisa é certa, está ficando feio para o presidente Jair Bolsonaro, que está propagando fake news, afim de tentar “provar” que a urna eletrônica pode ser fraudada. Agora eu me pergunto: se as eleições foram fraudadas, então, já que ele venceu, a vitória dele foi fraudada? Fica aí um ponto de interrogação.

Live

A proposta do voto impresso foi rejeitada na comissão especial da Câmara. Na última live o presidente voltou a falar da fraude nas urnas eletrônicas. As informações falsas veiculadas pelas redes sociais de Bolsonaro tiveram consequências. Após a live, o presidente enfrentou uma dura reação, além de se tornar investigado, pelas fake news no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que abriu inquérito administrativo contra Bolsonaro.

Privatização

A Câmara já aprovou o projeto do Governo Federal que permite a privatização dos Correios. Sou a favor da melhoria dos serviços. Porém, todavia, há alguns problemas que vem junto com a privatização. São milhões e milhões de Reais envolvidos na negociação. E me desculpem mas vocês não acham que nossos políticos estão preocupados com a qualidade dos serviços prestados à população né? Que me provem ao contrário, toda privatização envolve muito dinheiro, muitas negociações, muitos interesses e muita propina.

Nosso país nas mãos dos estrangeiros

A pior parte de tudo isso é que se a privatização ou a desestatização for aberta para empresas estrangeiras, estaremos entregando os nossos bens a outros países. Os Correios deixam de ser do Brasil e passam a pertencer a um grupo estrangeiro. A norte-americana Amazon, a chinesa Alibaba e a alemã DHL estão de olho nos Correios. Isso quer dizer que mais um patrimônio nosso vai para as mãos de gringos.

Olimpíadas

E no fim o Brasil terminou as Olimpíadas muito bem. Nosso país se superou e fez a melhor Olimpíada da história terminando em 12o lugar.
Que alegria na canoagem e que tristeza no vôlei. Apesar de ter conquistado sete medalhas de ouro, o mesmo número conquistado nas Olimpíadas do Rio, quando Brasil ficou em 13o. Nossos atletas subiram ao pódio 21 vezes. Além das sete de ouro, foram 6 de prata e 8 de bronze.

Não temos muito o que comemorar

Na realidade o que salvou o Brasil foram as duas novas modalidades: surf e skate, se não fosse isso, nosso desempenho teria sido pior. Agora resta avaliar o desempenho e investir mais no esporte. Afinal bons atletas não nos faltam.

Agosto Lilás

Segunda semana do Agosto Lilás. Semana passada publiquei parte de um texto da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Segue a continuação.

Vivemos numa sociedade machista, a violência é estrutural, está enraizada, muitas vezes são vivenciadas com naturalidade. Filhos que crescem vendo as mães agredidas são fortes candidatos à agressores, filhas que presenciam, podem ser agredidas no futuro, repetindo história materna. Precisamos trabalhar todos, de forma indiscriminada, preventiva e combativa… precisamos fortalecer as mulheres com cursos, emprego, melhora da autoestima, que possamos ter mulheres que dependam mais de si, que rompam ciclos, que se encoraje.
Por Katia Quintanilha Soares.

 

*As opniões expressas nesta coluna são de total responsabilidade do autor