Crime de estelionato cresce 85% em Santa Catarina

Crime que apresentava média de 12 mil casos por ano no estado em 2010, o estelionato saltou para 48.274 em 2020, período de isolamento social por causa da pandemia, um crescimento acumulado de 402%. Só em relação ao ano passado, quando houve registro de 23.490 casos, o aumento foi de 85%. A previsão é de que, até o final deste ano, o número seja ainda maior.

Os dados são analisados todas as semanas pelo Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de SC e, para esse crime, segundo pesquisa da Diretoria de Inteligência e Estatística (DINI) da Secretaria de Segurança Pública, 97% deles não teriam ocorrido se a vítima tivesse algum conhecimento sobre os golpes.

Como a informação é a medida mais eficaz no combate a este crime, o Governo do Estado lança a campanha de prevenção ao estelionato “Desconfie sempre, não caia em golpes”. Nela, são mostradas as maneiras usadas pelos criminosos para enganar as vítimas. Junto ao material, a população tem acesso à cartilha informativa da Polícia Civil, contendo os principais golpes realizados no estado, dicas de como se prevenir de cada um deles e orientações de como agir caso a pessoa já tenha sido vítima.

“O Colegiado vem fazendo um trabalho muito eficaz no combate e redução dos índices criminais em Santa Catarina. Por isso, fizemos o maior investimento da história em Segurança Pública. Estamos não somente investindo em armas, viaturas e efetivo, mas também em inteligência e campanhas de alerta e prevenção de crimes, como este dos crimes virtuais”, disse o governador Carlos Moisés da Silva.