Região da Foz do Itajaí terá grupo de trabalho para viabilizar mobilidade integrada

Um grupo de trabalho com integrantes do Governo do Estado a da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) será criado para acelerar a implantação do Plano de Mobilidade Integrada da região.

O projeto prevê três ações: a instalação de um Sistema de Transporte Coletivo Regional, a construção de um túnel imerso entre as cidades de Itajaí e Navegantes e a urbanização da orla central de Balneário Camboriú. A decisão de criar o grupo de trabalho foi tomada após uma reunião na tarde desta quinta-feira, 19, com prefeitos da região em Florianópolis.

Segundo o pré-projeto apresentado pela Amfri, a viabilização das ações do Plano de Mobilidade Integrada depende de um financiamento internacional e envolverá a participação da iniciativa privada por meio de processos de concessão. Os prefeitos solicitaram uma contrapartida por parte do Governo do Estado, que estudará o pleito.a

“Esse é um projeto que vem ao encontro daquilo que acreditamos para promover o desenvolvimento da região. Estamos lançando um movimento a partir dessas vontades convergentes do Governo do Estado e da Amfri. Nossa ideia é viabilizar o projeto e acelerar a sua implantação. Para isso, as equipes do Governo e dos municípios vão conversar a partir do material apresentado hoje pela Amfri”, disse o governador após o encontro.