Começa a distribuição de doses para a vacinação de adolescentes e para a aplicação da dose de reforço nos idosos

Inicia nesta sexta-feira, 10, a distribuição de 87.750 doses da vacina Pfizer às 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina para a vacinação dos adolescentes dos grupos prioritários (gestantes, puérperas, lactantes, com deficiência permanente, portadores de comorbidades e privados de liberdade) e para a aplicação da dose de reforço nos idosos com 85 anos ou mais.

O diretor da DIVE/SC, João Augusto Brancher Fuck, destaca que o envio de doses para estes públicos vai ser possível pelo recebimento de remessas do Ministério da Saúde. “Com o ritmo acelerado de vacinação em todo o estado, conseguimos iniciar o envio de doses para a vacinação dos adolescentes e aplicação da dose de reforço nos idosos com mais de 85 anos de idade. É mais uma etapa importante na Campanha de Vacinação no Estado”, ressalta o diretor.

Para que possam ser vacinados, os adolescentes devem ser autorizados pelos pais ou responsáveis. A autorização pode ser de forma verbal, caso o jovem esteja acompanhado pelos pais ou responsáveis ou mediante apresentação de termo de consentimento devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais. No caso dos idosos com mais de 85 anos de idade, a dose de reforço deve ser aplicada naqueles que tomaram a segunda dose da vacina há, pelo menos, seis meses.

Doses para adultos e segunda aplicação

O estado também vai encaminhar às centrais regionais 30.580 doses da Coronavac a 124 municípios para a aplicação da primeira dose nos adultos com 18 anos ou mais ainda não vacinados. Para a aplicação da segunda dose, serão distribuídas 85.410 doses da Pfizer e 84.870 da Coronavac. Ao todo, o estado vai encaminhar às centrais nesta sexta 288.610 doses da vacina contra a Covid-19.

A distribuição começa pela manhã. As doses das centrais da Grande Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Lages e Rio do Sul serão transportadas via terrestre. As doses das centrais de São Miguel do Oesre, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Joaçaba seguem via aérea pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.