A construção das duas pontes que foram danificadas com as fortes chuvas desse ano em Camboriú, já está no programação. Uma ponte será construída na Estrada Geral do Braço e outra na Rua Rio Amazonas, no Rio Pequeno, em substituição as pontes atuais, que sofreram danos na estrutura devido às fortes chuvas que atingiram Camboriú no primeiro semestre.
As duas pontes estão orçadas no valor de R$ 964 mil. A empresa vencedora será a que apresentar menor preço global. Desde as fortes chuvas uma equipe formada por profissionais técnicos, das Secretarias de Obras e Planejamento Urbano e da Associação dos Municípios da Foz Do Rio Itajaí (AMFRI), acompanha a situação das pontes. De acordo com a secretária de Planejamento Urbano Eloisa Chiamulera, a melhor solução encontrada foi a construção de novas pontes. Os projetos já estão prontos.
“A princípio a ponte do Rio Pequeno seria recuperada. De acordo com a avalição da equipe técnica não valeria a pena. A nova, inclusive será mais larga terá 14 metros de largura”, destaca Eloisa.
O prefeito Elcio Rogério Kuhnen esteve na semana em Florianópolis, na Defesa Civil Estadual em busca de recursos junto ao governo do Estado para a construção das pontes. “Duas obras importantíssimas de infraestrutura. Nós estamos acompanhando e monitorando a estrutura das atuais, junto à equipe técnica e optamos por executar duas pontes novas, que vão dar mais segurança e mobilidade para os usuários”, comentou o prefeito.
Estrutura da pontes
A ponte do Rio Pequeno terá seis metros de extensão por 14 de largura, e a obra será executada com aduelas em concreto armado. A do Braço será de concreto com vigas longarinas pré-moldadas e terá uma extensão de 12 m de comprimento por 12 de largura. A previsão de conclusão é de três meses depois do início das obras.