Não apenas Camboriú, mas toda as cidades da região estão sofrendo com o aumento da frota de veículos, a dificuldade de locomoção na cidade e em seu entorno. Camboriú é 15 cidade em população mas a expectativa é que esse ranking seja alterado após a divulgação do novo censo. Pensando nisso, o vereador Claudinei Loos, propôs a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Urbana.
A Frente vai criar um espaço de debate para as questões relacionadas à mobilidade dos cidadãos Camboriúenses, com atenção às questões que afetam os cidadãos que se deslocam com ou sem a utilização de veículos motorizados, em especial ciclistas, cadeirantes e pedestres.Segundo o vereador, Camboriú em dez anos deve chegar a 120 mil habitantes. “Se hoje já temos problemas de mobilidade, imaginem daqui uma década”, pontuou Loos.
Através da Frente, será possível acompanhar as políticas públicas de transporte e mobilidade urbana do município. Todos os envolvidos com o trânsito, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, pessoas portadoras de com deficiência, e até mesmo representantes de municípios vizinhos serão convidados a participar para discutir e propor juntos soluções para a mobilidade de maneira geral.
“Não podemos pensar em mobilidade sem ser junto com Balneário Camboriú, uma BR no divide mas juntos somamos 236 mil habitantes. A BR 101 tem pouca permeabilidade e causa sérios problemas no trânsito das duas cidades”, pontuou Loos.
Camboriú tem hoje quase 60 mil veículos cadastrados no Detran, fora os que circulam pela cidade com placa registrada em outros municípios da região.