O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e Bacias Contíguas, através de uma Moção, recomenda a suspensão da concessão de alvarás e licenciamento de obras para construção/instalação de grandes empreendimentos na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, enquanto não houver aumento da disponibilidade hídrica em nossa Bacia Hidrográfica.
O Comitê faz parte da Política Nacional de Recursos Hídricos que criou o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos – SINGREH.
A função do Comitê é proporcionar a gestão descentralizada com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades, com o compartilhamento de responsabilidades para a melhoria e manutenção da qualidade e quantidade das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, para assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água.
A Moção é contra (recomenda) a instalação de empreendimentos de grande porte de modo geral. O The Tower da FG/Havan é de grande porte.
Segundo o documento, a Moção é contra até que uma medida seja executada para aumentar a disponibilidade hídrica.
“ Quando houver água para suprir a demanda destes grandes empreendimentos tudo bem, porém hoje não há”, comenta Aline, Consultora do Comitê Camboriú
Na Assembleia do Comitê de 25/11 foi levado o assunto do The Tower, sendo que por fim resultou nesta Moção que generaliza todos os grandes empreendimentos, o que inclui o The Tower.
O documento materializa uma manifestação/recomendação do Comitê e o mesmo já foi protocolado no Ministério Público de Balneário Camboriú e Camboriú além de já ter sido enviado por e-mail para os respectivos prefeitos Fabrício de Oliveira e Élcio Kunhenn .
A Moção também já foi entregue aos Presidentes das Câmaras de Vereadores das duas cidades, para a Fucam/Camboriú e Semam/BC, protocolado digitalmente no IMA e no Conselho da cidade de Balneário. No Conselho da Cidade de Camboriú a entrega foi em mão
Números do Edifício The Tower Residence:
O prédio da FG Empreendimentos e HAVAN, na região da Barra Sul/Balneário Camboriú (Av. Atlântica e Av. Normando Tedesco), possuirá 101 pavimentos (303 metros de altura) e contará com 1.001 unidades de Hotel e ApartHotel.