Pelo menos dez pessoas esperavam por leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na manhã desta terça-feira (12) em Santa Catarina. De acordo com a SES (Secretaria de Saúde), três pacientes têm até 13 anos e outros sete esperavam por leito de UTI adulto.
Quanto aos bebês, a pasta informou que apenas um paciente aguardava UTI Neonatal na manhã desta terça-feira. Ele estava em processo de transferência, “já com leito ofertado ele encontra-se, na região sul catarinense”, ressaltou em nota.
Os três pacientes que aguardam por leito pediátrico têm até 13 anos de idade. Aqueles que esperam por UTI adulta têm mais de 14 anos, segundo a pasta.
A fila ocorre tanto por lotação como pela falta de leitos específicos para certas doenças, que exijam isolamento ou requeiram tratamento específico, por exemplo.
Dentre os pacientes de até 13 anos que aguardam leito pediátrico, dois estão com doenças respiratórias e um por necessidade de serviço especializado para outras doenças, segundo a secretaria. Santa Catarina conta com 15 leitos ativos para o grupo.