A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou na manhã desta terça-feira (2), a operação “Motorista Fantasma”. A ação cumpre três mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo.
A Delegacia de Defraudações da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais) recebeu do Detran/SC informações sobre os maiores infratores de multas de trânsito. Um inquérito policial foi instaurado para apurar possível crime de falsidade ideológica.
No decorrer das investigações verificou-se que o principal investigado, natural de São Paulo, transferiu o prontuário de sua habilitação para Santa Catarina.
Ele usou o endereço de um conhecido e através de sua profissão de despachante passou a transferir multas para a sua habilitação. Entre os anos de 2017 e 2021, o investigado transferiu um total de 42.545 pontos, decorrentes de multas em diversos Estados, principalmente, do Estado de São Paulo.
O investigado confirmou que transferia as multas de clientes para o seu prontuário e cobrava entre R$ 50 e R$ 70 por multa transferida.
Conforme a Polícia Civil, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão foram apreendidos diversos documentos e a CNH do investigado, a qual já se encontra suspensa. As investigações continuam no intuito de identificar os demais envolvidos.
A ação tem o apoio da Delegacia Fazendária da Deic e da Polícia Civil de São Paulo.