Estádio mais “diferente” e “complexo” da Copa do Mundo, o 974 vai receber o segundo jogo do Brasil no Mundial do Catar, no dia 28 de novembro contra a Suíça.
Localizado em Ras Abu Aboud, distrito a 7 km do centro de Doha, o estádio fica às magens do Golfo e faz uma homenagem ao comércio marítimo do Catar. O estádio foi construído com exatos 974 containers. Além disso, o número 974 também remete ao código internacional telefônico do País.
De todos os oito estádios do Mundial, este é o que tem o sistema de refrigeração menos complexo. Por ser à beira-mar, a própria brisa natural alivia o calor.
Além disso, o fim do ano no Catar é marcado por temperaturas mais baixas do que os “infernais” 50°C que acontecem entre junho e agosto.
O 974 foi inaugurado em novembro de 2021 e será totalmente desmontado após o Mundial. A preocupação do governo local é não deixar os chamados “elefantes-brancos” como herança da Copa do Mundo. A promessa é que partes do estádio sejam reutilizados em parques populares e cedidos a outros países.