Um novo alerta da Defesa Civil coloca a região do Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis em estado de atenção para chuva persistente e forte, com rajadas de vento, alagamentos e risco e deslizamentos neste sábado (26).
O deslocamento de umidade do mar para o continente, potencializado por um sistema de baixa pressão, é o que favorece a chuva persistente e volumosa em cidades do litoral de Santa Catarina, desde a madrugada deste sábado.
O alerta da Defesa Civil emitido às 18h25 abrange as cidades de Angelina, Antônio Carlos, Araquari, Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Bombinhas, Botuverá, Brusque, Camboriú, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Governador Celso Ramos, Guabiruba, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Major Gercino, Massaranduba, Navegantes, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Penha, Porto Belo, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São José, São João Batista, São João do Itaperiú, São Pedro de Alcântara, Tijucas e Águas Mornas.
De acordo com um balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual, na manhã deste sábado, a cidade de Penha, no Litoral Norte, liderava com o maior acumulado de chuva nas últimas três horas: são 49,4 mm. Em seguida aparece Balneário Piçarras, com 48,1 mm e Itajaí, com 32,8 mm.
O órgão alerta que a chuva deve se estender pelo menos até a próxima segunda-feira (28), especialmente entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte, onde os acumulados podem superar os 100 milímetros no período. No entanto, a chuva persistente também ao longo da semana.