A Polícia Militar foi acionada via Copom para deslocar até o Loteamento Vô João, em São João Batista, pois no local houve uma briga entre dois primos e um teria ateado fogo na casa do outro.
Ao chegar no local, haviam várias pessoas em via pública vendo o Corpo de Bombeiros apagar um incêndio de uma casa. Segundos populares, dois vizinhos de frente, que são primos, teriam inicialmente brigado e um tentou matar o outro, sendo que um teria posto fogo na casa do outro.
A casa que havia pego fogo, pertence a R. A. A., 43 anos, que no primeiro momento não se encontrava no local pois havia saído em um veículo GM Celta de cor Bordô. O outro envolvido foi identificado como A. DA S. M., 43 anos, este com um corte profundo na testa. Indagado o mesmo informou que seu primo mandou mensagens para sua esposa e quando chegou em casa, foi tirar satisfação, sendo agreesido com socos e com uma machadada na testa e que quando pegou uma faca para se defender seu primo entrou no carro e saiu sem destino certo.
Segundo vizinhos a vítima teria adentrado na casa do autor e instantes após a casa pegou fogo, sendo parcialmente destruída.
A vítima admitiu ter consumido bebida alcoólica, falando coisas dispersas sobre o incêndio. Devido ao incêndio ter destruído parcialmente a residência e ter posto em risco a vida de vizinhos, pois o local se tratava de casas geminadas, para melhores esclarecimentos foi conduzido o mesmo para a Delegacia de Polícia Civil de Brusque.
Durante o procedimento o outro envolvido se apresentou contando uma versão distinta dos fatos, alegando que realmente brigou com seu primo, porém este teria ido até o meio da rua com uma espingarda em mãos e lhe desferiu um tiro em meio à via pública, porém não acertou e após isso investiu fisicamente vindo a lhe agredir com a machadinha, pegando a espingarda e se evadindo do local.
O mesmo apresentou uma espingarda calibre .22, com numeração marcada e sem marca definida, com a coronha quebrada devido a briga e com uma munição deflagrada.
A Polícia Civil deslocou até o local do incêndio, este isolado para ser realizado perícia do IGP posteriormente.