O Instituto do Meio Ambiente (IMA) iniciou nesta terça-feira, 10, um cronograma de reuniões com os municípios para debater a melhoria da balneabilidade no Litoral catarinense. Na pauta, ações para aprimorar as coletas, o tratamento de esgoto e a drenagem pluvial.
“A ideia é construir um diálogo propositivo com as prefeituras para potencializar medidas que visam melhorar os índices de balneabilidade nas praias do estado”, explica o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.
A primeira reunião foi realizada com o município de Florianópolis e contou com a presença do prefeito, Topázio Neto, técnicos municipais do meio ambiente e técnicos do IMA. Foram debatidas questões como a melhoria da qualidade das praias, com diversas ações a serem estudadas e executadas na esfera da coleta e do tratamento de esgoto e na drenagem pluvial do município. A frequência das coletas pelo laboratório do IMA também foi pauta da reunião, como um importante indicador para verificar a eficiência das ações executadas.
O primeiro encontro rendeu anúncio de medidas importantes por parte da prefeitura da Capital com base nas recomendações do IMA, além da possível celebração de convênio no custeio do aumento de frequência das coletas em algumas praias da cidade. O IMA deve ainda propor encontros com as equipes dos outros 26 municípios litorâneos onde o monitoramento é realizado.