Um homem de 59 anos foi detido pela PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) ao ser flagrado pilotando um drone sobre o estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, na tarde deste sábado (21).
O objeto paralisou o jogo entre Marcílio Dias e Avaí- vitória do Leão por 2 a 1 – em duelo pela 3ª rodada do Campeonato Catarinense 2023.
O sobrevoo do veículo aéreo não tripulado foi a grande atração do primeiro tempo sem gols entre Marcílio Dias e Avaí.
A ação da PM, do lado de fora do estádio, foi crucial para que a bola voltasse a rolar no gramado do estádio Dr. Hercílio Luz
De acordo com o que foi repassado pelo policiamento, em contato com o comandante do 1º BPM (Batalhão da Polícia Militar), major Ciro Adriano da Silva, a guarnição que fazia segurança da partida foi orientada a encontrar o piloto.
O detido ainda comprovou autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para manusear o equipamento, mas admitiu que não tinha a liberação para operar o aparelho naquele horário e local.
O ‘piloto’, após explicações do episódio, teve um TC (Termo Circunstanciado) lavrado e teve o equipamento apreendido “devido a utilização do Drone para o cometimento do crime”, conforme o registro policial
O ‘autor’ não tinha passagens pela polícia e foi liberado após assinar os termos de comparecimento em juízo.
Súmula
O árbitro Ramon Abatti Abel relatou em súmula todo o episódio, inclusive com número do BO (Boletim de Ocorrência). Além da medida adotada no momento da aparição do equipamento, o araranguaense alegou seus acréscimos da primeira etapa. Confira:
Ocorrência
Após o término da partida o comandante da policia Militar o Tenente Felipe de Medeiros, informou ao delegado da partida Sr. André Luiz Dalpiaz, que foi identificado o responsável pelo Drone que paralisou a partida, conforme relato na cronologia dos tempos. Foi lavrado um Boletim de Ocorrência de nº 8184077.
Atraso
Acréscimos devido a substituições, retirada de atletas supostamente lesionados do campo de jogo e parada para hidratação nos dois tempos. Informo que aos 28 minutos do primeiro tempo, a partida foi paralisada por 04 minutos devido a um drone que sobrevoava o campo de jogo. Foi informado ao policiamento e solicitado aos responsáveis pelo sistema de som do estádio, que o responsável pelo drone o retirasse das imediações do estádio.
O que diz o clube
Em contato com o Marcílio Dias, via assessoria de imprensa, a lembrança é de que o clube não tem nada a ver com essa ocorrência e com a anterior. “Não tem relação nenhuma com o clube, não é ninguém credenciado, nem nada. São pessoas na volta ali que fazem isso”, revelou, em contato com a reportagem, a assessora Carla Moreira
O jogo
O Avaí venceu o Marcílio Dias de virada por 2 a 1 na tarde deste sábado (21) em Itajaí e emendou a segunda vitória seguida no Campeonato Catarinense.
O Marinheiro abriu o placar com o zagueiro Vitão logo no início do segundo tempo, mas o Leão da Ilha buscou o resultado com gols de Waguininho e Gustavo.
Com o resultado, a equipe Azurra chega aos seis pontos na tabela, enquanto o Marinheiro segue com apenas um
Próxima parada
O Avaí volta a campo na próxima quarta-feira (25). A equipe enfrenta o Hercílio Luz fora de casa.