Considerada a maior da história de Itajaí, a temporada de cruzeiros 2022/2023 encerra neste fim de semana com as últimas duas escalas dos navios MSC Armonia e Costa Favolosa. Os números superaram as expectativas e bateram recordes, com quase 30 mil embarques e desembarques realizados. Ao todo, mais de 80 mil passageiros passaram por Itajaí no período. O impacto estimado na economia local é de mais de R$ 26 milhões.
Para receber este público de forma organizada, confortável e ágil, uma grande estrutura foi montada no Centreventos pela Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí. A logística utilizou toda a área, de mais de 18 mil metros quadrados, para check-in, despacho de bagagens, raios-X e fiscalização das autoridades. O planejamento foi complexo, principalmente por envolver órgãos federais. É como transformar o Centreventos em um verdadeiro aeroporto internacional.
Os passageiros reconheceram o trabalho do Município na montagem da estrutura e em todo o atendimento oferecido. “Todos foram bem receptivos e educados, diferente de outros portos que já descemos. Aqui é mais organizado e as pessoas mais gentis, além de ser mais limpo também”, comenta Verônica Arruda Wolff, passageira que veio de Joaçaba (SC).
Itajaí é o único porto de embarque e desembarque no sul do país que atende os transatlânticos da Costa Cruzeiros e da MSC. Nesta temporada, o Município recebeu 24 escalas, com cerca de 1.000 a 1.500 embarques cada.
A expectativa é que a temporada 2023/2024 tenha um aumento de cerca de 70% nos embarques e desembarques em Itajaí, com início previsto para novembro.
Para o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva, o objetivo é executar a mesma logística que deu certo nesta temporada, porém com ainda mais estrutura para ampliar o número de passageiros. “A perspectiva é aumentar para mais de 2 mil embarques e desembarques por escala na próxima temporada. Isso traz uma responsabilidade ainda maior e um desafio para operar toda a logística necessária”, comenta Evandro Neiva.