Entre os dias 5 e 10 de junho a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove a Semana do Meio Ambiente, com diversas atividades voltadas à divulgação e sensibilização da comunidade acadêmica para o tema da sustentabilidade ambiental. A programação é gratuita e contempla ações nos campi Balneário Camboriú, Itajaí, Florianópolis e Kobrasol.
Campanha pelo dia do lixo zero, intervenções em salas de aula, corredor sensorial, palestras, bate-papos, trilha educativa com coleta de resíduos e diversas atividades criativas voltadas à causa ambiental integram a programação. A iniciativa é coordenada pela Escola Politécnica e tem a contribuição da Escola de Ciências da Saúde, por meio dos cursos de Educação Física e Ciências Biológicas.
Dia Mundial do Meio Ambiente
O evento é alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A data, criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, chama a atenção para os desafios ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. Além disso, o mês de junho também é marcado pelo Dia Nacional da Reciclagem (5) e pelo Dia Mundial dos Oceanos (8).
Para a professora da Escola Politécnica da Univali, Sílvia Santos, todas as datas convergem para a importância de ampliar a discussão sobre o papel de cada um na conservação do meio ambiente, do qual a sociedade é inteiramente dependente.
Uma das ações que será abordada durante a programação da Semana do Meio Ambiente é a proposta “Terça sem Descartáveis”. O movimento visa chamar a atenção da comunidade para a importância de diminuir a utilização de itens de uso único dando preferência ao consumo de produtos duráveis, que possam ser reutilizados e reciclados ao fim da sua vida útil.