Autor do Projeto de Lei Complementar que redistribuiu as cadeiras na Câmara Federal conforme a população, o deputado federal Rafael Pizenti, do MDB, vai se reunir em agosto com o Fórum Parlamentar Catarinense para mobilização das demais bancadas e partidos.
Pizenti pretende motivar também os Estados que terão aumento do número de cadeiras, como Santa Catarina, que passará, de acordo com o novo Censo Demográfico, de 16 para 20 deputados federais.
O Projeto de lei que aumenta bancada catarinense já foi apresentado na Câmara Federal. O deputado federal Rafael Pezenti (MDB/SC) quer atualizar o número de parlamentares na Câmara Federal para estar de acordo com os dados do último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A distribuição é feita conforme a população dos Estados – no entanto a configuração de hoje leva em conta dados de 1988.Se aprovada, a bancada catarinense teria acréscimo de quatro parlamentares, passando dos atuais 16 para 20 deputados federais. Isso porque o Censo 2022 mostra alta de 21,78% em 12 anos na população catarinense.