A labradora do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, chamada de “Moana”, que faz visitas aos pacientes oncológicos, vai se tornar uma “funcionária” de forma oficial.
A cachorra que alegra os dias no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, Litoral Norte de SC, deve receber um crachá de identificação na próxima semana.Moana faz visitas à Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), do Hospital Marieta de 15 em 15 dias. O objetivo da ação é trazer mais alento e amor para pacientes que realizam o tratamento de quimioterapia.
A cachorrinha, integrante dos Bombeiros, visita a unidade junto ao sargento Thiago Amorim, momento em que circula entre os pacientes, como uma forma de contribuir para o bem estar de quem realiza o tratamento.
Para a entrada da labradora no local, foi realizado todo um protocolo, exigido pela Comissão Central de Infecção Hospitalar (CCIH). Além das vacinas em dia, foi necessário um atestado veterinário comprovando o quadro de saúde da cachorra-bombeiro.
Na próxima sexta-feira (28), a labradora participará de uma cerimônia de entrega de crachá de “funcionária” da instituição. O documento com foto é o passe-livre de Moana junto aos pacientes da Unacon.
“Um cãozinho sempre traz alegria, faz mudar o dia de quem está em tratamento. É muito emocionante ver as reações”, revela a assistente social do Hospital Marieta, Laísa Souto.
Desde 2016, os cães do Corpo de Bombeiros atuam no Hospital Marieta através do projeto Cinoterapia.
Nesta iniciativa, o animal é treinado e ajuda numa nova abordagem terapêutica cujo diferencial é utilizar os bichos como co-terapeutas em busca de melhora no estado de saúde dos pacientes.
O labrador Ice era quem fazia as visitas inicialmente. Mas o cãozinho se aposentou e passou a tarefa para Moana, que agora traz alegria para os pacientes do hospital.