Servidora Jonilda será a primeira a ser vacinada em Itajaí

O Município de Itajaí vai iniciar  nesta quarta-feira (20) a campanha de vacinação contra a COVID-19.

O ato simbólico de início da aplicação das doses ocorrerá no Centreventos, às 8h30, e será restrito à imprensa.

A cidade recebeu do Governo do Estado, na manhã desta terça (19), 1.880 doses do imunizante Coronavac, produzido pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

A primeira pessoa a ser vacinada no Município será a enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS), Jonilda Hugen Souza Vieira, de 47 anos.

Servidora efetiva há 29 anos, Jonilda atua na área de urgência e emergência desde 2017 e está na linha de frente do combate à pandemia de coronavírus.

A cerimônia simbólica de início da vacinação em Itajaí será limitada a duas pessoas por veículo de imprensa para evitar aglomerações.

Após a primeira aplicação, duas equipes volantes irão a campo vacinar os grupos prioritários. A estimativa da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, baseada em campanhas de vacinação anteriores, é que cerca de cinco mil pessoas integram esta primeira etapa.

Porém, devido à quantidade limitada de vacinas que foram entregues ao Município, a população alvo será imunizada gradativamente, de acordo com a disponibilidade.

O Estado não informou quando chegam novas doses, nem a data das próximas etapas da imunização.

A vacinação em Itajaí abrangerá os seguintes grupos, recomendados pelo Ministério da Saúde e Governo Estadual: profissionais que atuam em UTIs COVID-19, profissionais que atuam em emergências COVID-19, profissionais que atuam no atendimento clínico hospitalar COVID-19, profissionais do SAMU e profissionais do setor de transporte municipal que atuam diretamente na remoção de pacientes com COVID-19. Os locais que terão vacinação dos trabalhadores são os Hospitais Marieta e Pequeno Anjo, as UPAs CIS e do bairro Cordeiros, SAMU e setor de Transporte Municipal/COVID.