Santa Catarina confirmou mais duas mortes por dengue nesta quinta-feira (15). As vítimas eram moradoras de São Francisco do Sul e Itajaí. Agora, o estado soma oito óbitos causados pela doença em 2024.
A Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) já havia confirmado cinco mortes em Joinville e uma em Araquari. Outros três óbitos permanecem em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde das cidades de Itapiranga, Itapoá e Penha.
As oito mortes foram confirmadas pela Dive nestes dois primeiros meses de 2024. Enquanto isso, no ano anterior, a primeira vítima fatal da dengue havia sido registrada apenas em março.
Casos de dengue em SC
Ainda conforme a Dive, já foram registrados 13.002 casos prováveis de dengue em 175 municípios catarinenses e curva segue em alta no estado. Foram identificados 11.471 focos do Aedes aegypti em 207 cidades, sendo que 155 dessas são consideradas infestadas pelo mosquito.
A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto destaca que o governo trabalha desde o ano passado em ações de prevenção juntamente com os municípios e que o número de casos aumentou em todo o país
“O governo repassou no ano passado R$ 15 milhões aos municípios e nos próximos dias iremos enviar mais R$ 5 milhões para as ações de combate municipais. Além disso, estamos investindo em campanhas publicitárias, mas precisamos que cada cidadão faça a sua parte e elimine os locais com água parada em suas casas e no seu trabalho”, destaca a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Sintomas da dengue
A indicação da Dive é de que o morador apresentar os sintomas da doença procure o serviço de saúde para iniciar o tratamento e evitar o agravo do quadro. Saiba quais os sintomas da dengue e fique em alerta:
- Febre alta;
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.