A ocorrência iniciou no cruzamento da rua 1401 e Avenida Atlântica, momento em que a ROCAM e a viatura RP tentaram abordar o veículo Fox de placa AZZ8780, que o suspeito em instantes anteriores estava em frente à Igreja Assembleia de Deus, aparentemente em surto, incomodando e ameaçando frequentadores., os quais estavam bastante preocupados e acionaram a PM. Sendo que algumas acreditavam que o mesmo queria cometer suicídio no local ou outro ato violento.
Quando as guarnições tentaram abordar o veículo na Rua 1401 o motorista recusou-se a parar e iniciou uma fuga por dentro da cidade de Balneário Camboriú, até o momento em que acessou a BR 101 em direção norte do estado.
Por diversas vezes as guarnições tentaram interceptar o veículo com uso de Sinais Sonoros e luminosos, para que parasse durante o acompanhamento, porém, o veículo insistiu em continuar desobedecendo as ordens de parada, até o momento em que tentou ultrapassar os veículos pelo acostamento e acabou girando na pista, na altura da concessionária Volvo.
O veículo VW Fox branco (AZZ8780) que estava sendo acompanhado atingiu uma motocicleta de placa RYU7D41, que estava sendo conduzida por um senhor de , 48 anos sua carona uma senhora 42 anos.
Da colisão, ambos foram lançados para fora da pista juntamente com a motocicleta, que restou jogada sobre o gramado às margens da BR-101.
As vítimas foram encaminhadas ao hospital Marieta Konder Bornhausen, no Município de Itajaí, pela ambulância da Arteris.
Do acidente, também decorreu dano material a um veículo JEEP RENEGADE , vítima de 41 sem lesões.
Após a colisão, o veículo Fox acabou saindo da pista e percorreu mais alguns metros pela grama na lateral da BR até cair numa vala, momento em que o suspeito saiu do veículo pela porta do passageiro e pulou na vala (matagal).
Em buscas ao suspeito os policiais entraram em um matagal próximo, onde após intensa varredura se depararam com o masculino que estava em posicionado aguardando os policiais como se quisesse embosca-los já com arma na mão, os policiais reagiram e o masculino acabou atingindo vindo a óbito.
Após controlada a situação, o local foi isolado e preservado. Foram acionados e estiveram no local a Polícia Rodoviária Federal , Polícia Civil através de um agente da DIC , Corpo de Bombeiros Militar, IGO e IML. que ficaram responsáveis pelos demais procedimentos.
Foi constatado pela Polícia Científica que a arma que estava em posse do autor se tratava de uma Pistola com dez munições, onde uma estava na câmara pronta para o disparo, e nove no carregador.