SP fecha restaurantes e shoppings após 20h e em finais de semana para conter alta da Covid

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira(22), medidas mais rígidas para conter a Covid-19 mediante uma disparada recente nos casos e nas mortes provocadas pelo coronavírus, colocando o Estado inteiro na fase vermelha —a mais rigorosa— do plano de combate à Covid-19 entre 20h e 6h nos dias úteis e também aos finais de semana e feriados.

“Precisamos que pessoas estejam vivas para que possam ir a restaurantes, shoppings e parques”, disse o governador de SP, João Doria, no anúncio das novas medidas, acrescentando que o governo não irá ceder a protestos contra os fechamentos dos estabelecimentos.

De acordo com o Centro de Contingência da Covid-19 do governo de São Paulo, que recomendou o reforço das medidas, o cenário para os próximos dias no Estado pode ser “sombrio” diante da alta transmissibilidade do vírus, e as medidas anunciadas poderão ser reforçadas se necessário.

“Se as medidas não forem cumpridas há o risco de termos dificuldade com a oferta de leitos hospitalares”, disse João Gabbardo, coordenador executivo do centro de contingência.

O governo paulista também anunciou a abertura de 750 leitos de Covid-19 para lidar com o aumento da demanda.

Além de decretar a fase vermelha em todo o Estado nos horários específicos, o governo estadual reclassificou a situação de diversas regiões do Estado, que agora ficará totalmente nas duas fases mais rigorosas —vermelha e laranja.