O terceiro óbito por dengue em 2024 em Balneário Camboriú foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) , nesta terça-feira (30). A vítima é uma mulher de 92 anos, com comorbidades, que morava no Centro. A morte ocorreu dia 11 de abril, na residência da vítima.
No dia 10 de abril, houve a confirmação do primeiro óbito, de uma mulher de 87 anos, com comorbidades, que residia no Centro. Ela morreu em 24 de março, no Hospital do Coração. Já no dia 19 de abril, veio a confirmação do segundo óbito, a vítima foi um homem de 73 anos, com comorbidades, que morava no Bairro dos Municípios. A morte ocorreu dia 12 de abril, no Hospital Municipal Ruth Cardoso.
Atendimentos
Os principais sintomas da dengue são febre, cefaleia, mialgia (dor muscular), artralgia (dor nas articulações), dor de cabeça. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.
Para pacientes com suspeita da doença, a Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú disponibiliza o Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue, que funciona anexo ao antigo pronto-socorro do Hospital Ruth Cardoso (Rua Angelina, s/n – Bairros dos Municípios). O local abre de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e aos sábados, das 7h às 19h, com atendimento exclusivo para moradores da cidade com cadastro ativo na rede de saúde. Aos domingos e no período noturno, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA das Nações) e o Pronto Atendimento 24 horas (PA da Barra) também acolhem a população.
Pessoas com sintomas leves podem buscar atendimento via Telemedicina, sem precisar sair de casa. A consulta é on-line e gratuita pelo link https://bcmaissaude.com.br