Começa hoje oficialmente o inverno no Brasil

Às 17 horas e 51 minutos desta quinta-feira (20), inicia o inverno em SC, com dias mais curtos e noites mais longas. O fenômeno climático El Niño, que trouxe transtornos ao Sul do Brasil em 2023, está finalmente perdendo força. No entanto, um novo protagonista está emergindo: o fenômeno La Niña.

O fenômeno La Niña, com efeitos opostos ao El Niño, está prestes a se formar durante o outono e deve influenciar o segundo semestre deste ano. Especialistas em meteorologia já discutem a possibilidade de um inverno mais rigoroso em Santa Catarina.

No inverno passado, o El Niño inibiu a entrada de massas de ar polar intensas, resultando em uma estação relativamente amena. Agora, com o fenômeno La Niña em cena, espera-se que o frio seja mais intenso em comparação a 2023.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o inverno em SC este ano será mais rigoroso que o do ano anterior, devido ao La Niña. O fenômeno atuará na região Sul do país no segundo semestre e trará instabilidade ao estado catarinense.