Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, entrou em situação de enchente pela terceira vez no anoapós o nível do Rio Itajaí-açu atingir 7,36 metros na manhã desta segunda-feira (8). Conforme a Defesa Civil do município, quatro abrigos foram abertos na cidade para atender moradores afetados (veja lista abaixo).
Por causa da chuva volumosa que atingiu o estado ao longo do final de semana, a barragem de Taió, na mesma região, está com todas as comportas fechadas. Já a estrutura em Ituporanga está com as comportas em manutenção e quatro delas permanecem abertas.
Até o início da noite deste domingo, quatro abrigos foram abertos em Rio do Sul, para atender moradores que, preventivamente, retiram seus pertences por conta do risco de alagamentos. O número de pessoas atendidas ainda não foi contabilizado pois há uma chegada contínua de materiais e pessoas. Algumas famílias preferem trazer seus móveis para abrigos, mas ficam na casa de amigos ou parentes.
A Defesa Civil recomenda que o morador não deixe animais domésticos sozinhos nas residências, mas que, se possível, encaminhe o animal para a casa de algum conhecido que esteja fora de risco. Animais dentro dos abrigos não são permitidos, mas podem ficar em áreas fora dos alojamentos.
A orientação ainda é que o morador leve consigo medicamentos ou receitas médicas para evitar interrupção de tratamentos ou dúvidas em atendimentos médicos posteriores à saída.
Locais abertos e recebendo pessoas e móveis
– Salão da comunidade católica do bairro Bela Aliança – Capela São Sebastião
– Salão da Sociedade Atiradores Bela Aliança, no bairro Bela Aliança
– Salão da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Taboão
– Salão da comunidade evangélica Luterana do bairro Bela Aliança
Locais de sobreaviso caso tenha necessidade
– Salão do Lions Clube, no bairro Progresso
– Salão da paróquia São José Operário, no bairro Laranjeiras