Para atender essa demanda de um atendimento humanizado nas delegacias do Estado, a Polícia Civil de Santa Catarina acaba de lançar o Programa de Qualidade no Atendimento. O objetivo do programa é avaliar a qualidade do que o cidadão nas delegacias de polícia, bem como identificar pontos de melhoria nesse primeiro contato presencial com o cidadão. Nas unidades policiais será disponibilizado ume QR Code e, por meio dessa ferramenta, o cidadão vai dar sua opinião sobre o atendimento que recebeu na unidade policial.
“As unidades policiais mais bem avaliadas receberão prêmios como forma de incentivo para melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão catarinense”, disse o delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel.
O delegado-geral destacou ainda que não há dúvidas da qualidade da atividade investigativa da PCSC. “Hoje temos 80% doa homicídios esclarecidos e apenas neste ano já cumprimos 3.929 mandados de prisão cumpridos e outros 4.847 mandados de busca e apreensão cumpridos, fruto do esforço de cada policial civil de Santa Catarina”, assinalou.
Todavia, uma boa parte do contato da população com a PCSC se limita ao primeiro atendimento, seja no registro do Boletim de Ocorrência ou, ainda, nos serviços administrativos de trânsito. “Nesse sentido, um mau atendimento preliminar ficará marcado, mesmo que haja uma efetiva resolução da demanda criminal”, pontuou o delegado-geral.
Nesse segundo semestre esses indicadores de qualidade no atendimento serão objeto de análise para premiação das unidades policias que mais se destacarem, além, é claro, de nortear as ações da PCSC para melhorar o atendimento ao cidadão.