PF em Chapecó/SC realiza mutirão para regularização migratória com mais de 800 atendimentos

Entre os dias 19 e 22 de agosto, foi realizado o 1º Mutirão de Regularização Migratória, voltado ao atendimento da população de imigrantes residente na circunscrição da Delegacia da Polícia Federal de Chapecó, no Posto de Atendimento ao Estrangeiro. A ação foi realizada em rede pela Polícia Federal de Chapecó, Círculos de Hospitalidade, Agência da ONU para as Migrações (OIM), Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Unochapecó, com a participação do Sesi/Senai.

Foram oferecidos serviços de regularização migratória, atendimentos de cadastro, encaminhamento para cursos profissionalizantes e orientações sobre acesso a direitos. Os atendimentos ocorreram na modalidade híbrida, sendo que todos os migrantes foram atendidos presencialmente e a equipe contou com o apoio remoto de voluntários da Círculos de Hospitalidade e mestrandos da Univali na emissão do requerimento do Sismigra e das certidões de antecedentes criminais.

Durante a semana do mutirão, foram atendidas 516 pessoas de 7 países diferentes – Argentina, Colômbia, Cuba, Haiti, Paraguai, Peru e Venezuela – nas áreas de regularização migratória, cadastro e encaminhamento para cursos profissionalizantes.

Na semana também foram realizados 300 atendimentos de coleta biométrica e emissão de protocolo da CRNM o que totalizou 816 atendimentos diretos aos imigrantes que acessaram o Posto de Atendimento ao Estrangeiro vinculado à Delegacia da Polícia Federal em Chapecó/SC.