O 14º Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú inicia nesta quarta-feira (27), na Arthousebc (Rua São Paulo, 581, no Bairro dos Estados), e segue até 8 de dezembro.
Em 12 dias, acontecem ao menos três exibições diárias, sempre entre 14h e 22h, de mais de 40 obras de longa, média e curta-metragem, que foram selecionadas entre mais de 357 inscritos de diferentes nacionalidades.
Segundo a organização do FICBC, estão representados filmes de países como Alemanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bulgária, Bélgica, Canadá, Colômbia, China, Cuba, Equador, Egito, Estados Unidos da América, França, Grécia, Itália, India, Israel, Japão, Líbano, Macedônia, México, Mongolia, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Turquia, Quatar, além de filmes dos quatro cantos do estado de Santa Catarina e do Brasil.
O 14º FICBC presta homenagem a importantes diretores e para sua abertura e encerramento serão exibidos filmes imortalizados na história do cinema com execução de música ao vivo pelo músico e compositor Diogo de Haro.
Na abertura, quarta (27), às 20h será exibido o filme “A Queda da Casa de Usher”, clássico do cinema experimental francês, de 1928, de Jean Epstein e roteiro de Luis Buñel, com música composta e executada ao vivo pelo pianista compositor e sintesista
No encerramento, dia 8, às 20h, é a vez de presentear o público com “O Golem”, em sua versão original de 1920, com trilha sonora exclusiva para o filme que traz uma nova camada de profundidade à obra clássica de Paul Wegener.