Nesta sexta-feira (18), feriado da Sexta-Feira Santa, Balneário Camboriú recebe mais uma edição do tradicional evento Cristo Vive, no Complexo Turístico Cristo Luz. A encenação, que relembra os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, faz parte da cultura local há mais de 50 anos e deve reunir cerca de cinco mil pessoas. A participação é gratuita e a programação começa às 18h.
A celebração terá início com a concentração dos participantes no Viaduto Zeferino Pretto, na Rua Indonésia, Bairro das Nações, de onde seguirão em peregrinação até o Cristo Luz. No local, será apresentada a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, com um elenco de cerca de 70 artistas.
O evento é promovido pelo Complexo Turístico Cristo Luz e Paróquia São Sebastião (comunidade São Francisco), em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Fundação Cultural.
Para a diretora do Cristo Luz, Rosane Pretto, o Cristo Vive vai além de uma atração turística: é uma verdadeira experiência de fé vivida pela comunidade. “O monumento Cristo Luz e a procissão Cristo Vive já fazem parte da história da nossa cidade há cinco décadas. Muitas pessoas, especialmente da Paróquia São Sebastião e da comunidade São Francisco, têm contribuído para a construção dessa tradição, trazendo sempre a experiência cristã da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Cada ano, com o apoio da Cultura e do Turismo, o evento melhora. E neste ano jubilar, temos a oportunidade de vivenciar a fé de uma maneira única. Somos peregrinos de esperança. Traga sua vela, vamos mostrar nossa luz e vivenciar, juntos, esse momento de fé”, afirmou.
O secretário de Turismo, Evandro Neiva, destacou o caráter integrador do evento: “O Cristo Vive é uma expressão da nossa fé e da força da nossa comunidade. Através da parceria com o Complexo Cristo Luz, buscamos oferecer aos moradores e turistas uma experiência única, que transcende o turismo e promove a reflexão sobre a verdadeira mensagem da Páscoa. É um momento de união, luz e esperança, que reforça o compromisso de Balneário Camboriú com a cultura, a espiritualidade e o desenvolvimento de eventos que encantam a todos”.
A direção cênica é assinada por João Mendes e a condução religiosa do momento será feita pelo animador Padre Silvano, junto aos líderes Elici e Estefânio, da Comunidade São Francisco, que também integram o elenco, ao lado de jovens e representantes de outras paróquias da cidade.
Os peregrinos são convidados a levar velas, que simbolizam a luz interior, para iluminar o trajeto da caminhada.