Membros do Fórum das Entidades de Balneário Camboriú apresentaram ao prefeito Fabrício Oliveira, pedido de medidas de apoio à classe empresarial local. O ofício solicita ações urgentes, ligadas à saúde e à economia, para fortalecer os setores produtivos. As entidades formaram em 2020 o movimento “#SomosTodosBC”, que tem o objetivo de consolidar o associativismo no município, incentivando uma retomada econômica em Balneário Camboriú, considerando as limitações impostas pela pandemia da Covid-19.
A presidente do BC Convention Visitors e Bureau, Margot Rosembrock Libório falou nesta segunda-feira(5) pela manhã no jornal da Manhã sobre a reunião e a expectativa para esta semana, quando os presidentes das mesmas entidades reunir-se-ão novamente com o prefeito Fabrício. Confira a entrevista na íntegra:
As reivindicações levam em conta o fortalecimento de ações de saúde pública para o enfrentamento à Covid-19, que refletem em uma ascensão na economia, como concentrar esforços no sentido de aumentar a velocidade da vacinação e se possível, adquirir vacinas para agilizar a imunização da população; garantir os insumos hospitalares básicos neste período pandêmico, incluindo o diálogo e a cobrança constante junto ao Governo do Estado para a abertura de novos leitos de UTI; e intensificar a fiscalização com o propósito de coibir aglomerações.
Para as entidades do município, a economia precisa de apoio através de ações, como a intermediação junto as esferas estadual e federal de medidas econômicas para o pequeno e médio empresário; negociação de novo parcelamento de IPTU 2021 para as empresas, incluindo o setor da hotelaria; estabelecer parceria, se possível, com bancos e cooperativas de crédito no sentido de conceder crédito às MPEs e MEIs de Balneário Camboriú; e utilizar os recursos do ISS para auxiliar os Microempreendedores Individuais das áreas de turismo, eventos, entretenimento e artístico, através de apoio financeiro por pelo menos 6 meses. O Fórum das Entidades de Balneário Camboriú ainda confirma total apoio à reforma administrativa na Prefeitura. Para a presidente do BC Convention Visitors e Bureau, Margot Rosembrock Libório, a união do setor produtivo e do poder público é fundamental neste momento de fragilidade, tanto da saúde, quanto da economia. “Precisamos buscar apoio para que as pessoas e as empresas resistam às dificuldades impostas pela pandemia da Covid 19”.
O Fórum de Entidades de Balneário Camboriú é composto por 12 entidades da cidade, que juntas somam mais de 7.200 empresas associadas dos mais diversos portes, abrangendo todos os setores da economia. Assinaram o ofício entregue ao Executivo:
Associação de Bares e Restaurantes de Balneário Camboriú – ABRES BC;
Associação dos Corretores de Imóveis de Balneário Camboriú – ACIBC;
Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – ACIBALC;
Associação das Micro e Pequenas Empresas de Balneário Camboriú e Camboriú – AMPE;
Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau;
Câmara dos Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú – CDL;
Observatório Social de Balneário Camboriú – OSBC;
Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Balneário Camboriú – OAB/BC;
Sindicato da Construção Civil de Balneário Camboriú – SINDUSCON;
Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais de Santa Catarina – SECOVI;
Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – SINDISOL; e
Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista – SINDILOJAS BC.