A limpeza do Rio Camboriú, o principal rio que corta as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú está acontecendo neste sábado,24, e conta com a participação de várias entidades, pessoas e empresas como a Águas de Camboriú.
A 2ª Ação Integrada de Limpeza do Rio Camboriú tem o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a problemática dos resíduos e poluição no rio.
Os trabalhos começaram às 8h no píer do Barco Pirata, em Balneário Camboriú, e da Marina Camboriú, em Camboriú. Nestes dois pontos, cada voluntário recebeu um kit com camiseta, máscara, luva, álcool em gel e fruta. A Águas de Camboriú está participando da ação com a distribuição de frutas, água e sacos de lixo para recolhimento dos resíduos.
A concessionária também conta com uma equipe de voluntários que estão ajudando a recolher o lixo das margens do rio. “A Águas de Camboriú sempre foi sensível às condições do Rio Camboriu. É um manancial importantíssimo e a qualidade de suas águas interessa à população das duas cidades que fazem uso dele para atender com abastecimento a um contingente de mais de 200 mil pessoas. Pela sua importância, precisa ser muito bem cuidado. E estamos juntos com as instituições e a comunidade para contribuir com sua despoluição”, diz a presidente da concessionária, Reginalva Mureb.
A ação conta com três balsas de coleta e cerca de 30 embarcações periféricas de limpeza com quatro tripulantes a bordo, além de equipes em terra que fazem uma varredura nas margens do rio, coletando todo o tipo de lixo que encontrarem, sempre respeitando todos os protocolos de saúde necessários contra o Covid. “Iniciativas como esta são importantíssimas para conscientizar as pessoas sobre a preservação do nosso rio e as autoridades sobre a importância da gestão dos resíduos na nossa principal fonte de água para abastecimento da população das duas cidades”, completa Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos sociais da Águas de Camboriú.