Ilha de Icaro resgata memórias de moradores de Balneário Camboriú entre as décadas de 1950 e 1980

Ilha de Icaro, de Helen Francine, terá a primeira exibição, nesta quarta-feira(28). O  documentário, produzido via Lei Municipal de Incentivo à Cultura, recria cenas baseadas nos relatos reais e registros de memórias de moradores que lembram episódios entre as décadas de 1950 e 1980.

Cercado de água e sonhos por todos os lados, Icaro, filho de Marciano Cavalheiro- o primeiro guarda-vidas de Balneário Camboriú e criador de cabras na ilha, foi criado entre rochas, conchas e cabras cresceu um menino solar. Ele foi acolhido e passou a ser observado por uma narradora incomum, a Diretora do audiovisual Helen Francine, que o acompanha desde as primeiras aventuras em seu mundo infantil até a consagração no seleto grupo de juízes do circuito internacional de surf.

O curta-metragem retrata a história da ilha, que se cruza com a de Marciano Cavalheiro, criador de cabras e primeiro guarda-vidas da cidade, na década de 1970. Atraído pela beleza do lugar, Cavalheiro viveu na ilha por mais de 10 anos com a família. Foi na época em que morava ali, a 600 metros da praia, que nasceu o primogênito dele, Icaro. Com apenas três anos de idade, Icaro já nadava ao redor da ilha, auxiliado pelo pai.

Ex-surfista profissional, Icaro Cavalheiro é atualmente juiz do circuito mundial de surf. Na semana que antecedeu a estreia on line, ele veio dos Estados Unidos para Balneário Camboriú para colaborar com depoimentos para o filme.
“A ideia de narrar essa história real surgiu em 2008. Eu estava passeando com o cãozinho da minha irmã quando ele invadiu um terreno na Barra Sul, ao lado da pista de helicóptero. Ele foi me puxando até um cercado de madeira, e lá estavam elas… as cabras! Logo Marciano Cavalheiro, muito gentil, começou a me contar que elas eram descendentes das cabras da ilha. Pensei que precisava registrar as memórias dele e saber mais dessa história”, comenta Helen Francine.

Ilha de Icaro -documentário curta-metragem com duração de 15 minutos, apresenta fragmentos de vozes e será exibido, on-line, nesta quarta-feira dia 28 de abril, às 21h, no canal do YouTube: www.youtube.com/kochefilmes, sendo totalmente via Internet e gratuito.