Mais de 1600 pessoas foram atingidas de alguma forma pela forte chuva que caiu na madrugada de quarta-feira(9) em Camboriú.
cerca de 560 moradores tiveram que deixar suas casas, dessas, 40 pessoas ficaram desabrigadas, mais de 50 ruas foram atingidas e quatro pontes na área rural ficaram danificadas.
Esses números foram levantados através do parecer técnico realizado pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil do município. E, foi com base nesses dados, que o prefeito Elcio Rogério Kuhnen assinou o decreto de situação de emergência n°3889/2021, em Camboriú.
Aproximadamente 30% da população foi atingida de forma indireta, o trânsito ficou obstruído impedindo o acesso à serviços como educação, saúde ou até mesmo a locomoção das pessoas ao trabalho.
Na manhã desta quinta-feira, dia 10, foi realizada uma reunião com o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (Grac) de Camboriú para avaliar os estragos causados e averiguar a necessidade de decretar situação de emergência ou não.
Na parte da tarde, o coordenador regional da Defesa Civil do Estado, Daniel Bazanella Cardoso, esteve no município e o governador do Estado, Carlos Moisés, sobrevoou a cidade.
“Com a conclusão do levantamento de dados por parte da Defesa Civil achamos que seria melhor fazer o decreto até para que possamos mobilizar todos os órgãos para estarem a disposição da Defesa Civil, buscar apoio do Governo do Estado, agilizar os trabalhos de recuperação e para que as pessoas atingidas possam ter a oportunidade de acessar o FGTS”, explica o prefeito.
Além dos estragos relatados acima, na área rural mais de 30 vias foram danificadas e teve deslizamento de terra.